quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que seria a critica literária? -Parte dois

Ensinar a ler e a escrever deveria ser abrangido intensamente nas escolas, peça a um aluno para redigir algo e julgar o que lê. Por diversas vezes notei total falta de vocabulário, criatividade e incoerência, mesmo não sendo professora ou algo do tipo, o aluno parece estar acomodado com o que escreve e com o que lê, não demonstra interesse algum no tema... Gosto de cutucar a necessidade e impor que o aluno cresça, e anseio também que o ambiente ajude-o a cumprir esse requisito. Todos sabemos o que acontece em escolas publicas e seus insuficientes ensinos... Até porque mesmo depois, no Enem, concurso, ou seja, qualquer avaliação escrita que lhe surgir na vida o aluno não ira saber como e o que fazer para se sair de modo bem-sucedido... A percepção parece ter sido golpeada pelo entretenimento fácil, parece ter sumido do cotidiano e do próprio interesse deles...
A literatura desenvolve-se como história somente lidando com os grandes literários que foram expressos nos livros didáticos e nenhuma obra é realmente lida e sim seus fragmentos somente copiados nos livros em questão, deixando o aluno limitado e criando o vicio de fazer o mesmo futuramente... A critica é a consciência de algo à mais, sendo assim, é um erro de longa distancia tratá-la de modo assim distante, sem nenhum comprometimento real e profundo nela. Não se pode julgar ou ter uma visão do escritor/poeta/filosofo ou erudito por natureza, que seja, lendo somente algumas frases dele. É preciso incorporar e buscar sua essência mesmo que a tenhamos só subjetivamente!

Escrito por  e editado por João B. Cyrino