quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O que seria a critica literária?

Bom, a lógica pede para que comentemos seu principio, a critica literária não serve apenas para analisar a obra individual em questão, mas sim, o autor, sua oratória, o porquê do escrito, compreensão, a linguagem verbal empregada, seu significado. É fundamental ter coerência e buscar os arredores por detrás disso tudo.

A palavra critica aqui mencionada parece denotar o sentido pejorativo, mas não se engane, um bom e verdadeiro critico menciona que o texto em si é de real importância e não de como foi escrito, sua análise vem não do perfeito, corretamente elaborado, mas sua idéia culminante... O escritor fiel escreve para si e com isso não vê a perfeição, mas sim sua obra, ''sua face pintando o papel'' e como isso significa e transformará seu ser, sua essência e suas reflexões geradas e futuramente, quem sabe, ampliadas...

Um comentário:

  1. No instante em que li a frase "sua face pintando o papel" relacionei as tuas conclusões á respeito de que nem sempre devemos procurar perfeição nos maiores escritos já concretizados ou os que ainda estão por nascer. Que face, por mais bela que possa transparecer, nao possui defeitos, marcas e suaves expressões? Sim, nem mesmo o mais talentoso artista não poderia deixar de admitir de que a alma tem dois lados, e em absuluto o lado negro é o mais interessante, então, a imperfeição também é indisciplinavelmente bela. E deve ser ressaltada. Logicamente, a critica surge no momento em que a mente interpreta racionalmente e sem dúvida este é o melhor pensamento. Afinal, de que vale a leitura se nao é absorvida? Seriam apenas olhos passeando uma folha.

    ResponderExcluir